monitorar a quantidade de dados móveis

Aprenda a monitorar a quantidade de dados móveis utilizada no Android?

Apesar da conexão de dispositivos móveis poder ser realizada com redes Wi-fi, o uso da internet pelo celular também ocorre, em larga escala, pelo uso das conexões 3G e 4G. Contudo, é necessário monitorar a quantidade de dados móveis que é consumida pelo aparelho, sob o risco de gasto desnecessário do plano de celular.

Isso porque a conexão do celular a uma rede móvel 4G depende do uso do plano contratado com uma operadora Telecom, ou seja, responsável por ceder sinal de internet e telefone, nesse caso.

monitorar a quantidade de dados móveis

Embora existam diversos tipos de planos oferecidos pelas operadoras, eles costumam ter limite de dados móveis, de forma que o gasto desmedido deles pode impedir o usuário de acessar à internet por conexão 4G até a próxima renovação do plano, que é mensal.

Por outro lado, quem usa planos pós-pagos, cuja fatura depende do consumo, pode ser surpreendido com uma alta fatura ante o uso exagerado dos dados móveis.

Portanto, saber como monitorar a quantidade de dados móveis que é consumida pelo aparelho é tanto uma medida e segurança e economia de dados para situações específicas que requerem o uso da internet, quanto financeira, pois permite o controle de gastos com tais conexões.

Explicamos, abaixo, como monitorar o uso de dados móveis do aparelho e dos principais aplicativos utilizados, assim como separamos algumas dicas para evitar o consumo desnecessário dos seus dados.

VOCÊ SABIA? Para aproveitar seu smartphone ao máximo onde e quando quiser, você precisará de um plano de celular com velocidade e capacidade! Conheça o Maistim.com.br e contrate planos agora mesmo!

Veja como monitorar a quantidade de dados móveis que foi consumida

Conforme acima apontado, o uso desmedido dos dados móveis do celular pode trazer uma série de conseqüências desagradáveis, seja em razão do corte do sinal de internet do dispositivo móvel ou, ainda, pelo valor exorbitante da fatura mensal.

Contudo, existem maneiras de monitorar a quantidade de dados móveis que foi consumida e evitar transtornos maiores.

Uma maneira fácil e simples de conferir a quantas anda o consumo de dados pelo seu dispositivo móvel é  acessar o menu de “Configurações” do dispositivo e, em seguida, abrir a aba “Uso de Dados”.

Nela será possível conferir informações altamente detalhadas a respeito do consumo de dados, inclusive em relação aos aplicativos e conforme datas.

Além disso, aplicativos para celular smartphone como o “My Data Manager” também permitem a monitorar a quantidade de dados móveis já utilizada pelo usuário. De uso gratuito, ele é encontrado na Play Store e mede o consumo de dados.

Como evitar gastar dados móveis desnecessariamente

Para além do monitoramento do gasto de dados é possível, também, tomar algumas atitudes que diminuirão o uso da internet móvel e gerarão economia tanto de dados quanto financeiro.

1.      Rede Wi-fi

Sempre que possível dê preferência ao uso de redes de conexão Wi-fi, que tornam a navegação da internet gratuita. Além de usá-la em sua residência e, se possível, no local de trabalho, sempre pergunte aos estabelecimentos como bares, restaurantes, cafés, salões de beleza, barbearias e outros qual a rede disponível à clientela.

monitorar a quantidade de dados móveis

Tomar essa atitude como costume no dia a dia pode levar à grande economia do uso da internet móvel junto às ações de monitorar a quantidade de dados móveis consumida.

2.      Baixar conteúdos previamente

Além disso, caso você seja um usuário ávido de aplicativos de músicas, séries e filmes, procure sempre fazer o download prévio do conteúdo para evitar usar os dados em locais públicos e sem conexão wi-fi, como metrô e ônibus.

Algumas empresas como a Amazon Prime, Netflix e Spotify dão a opção, ao usuário, de realizar o download de conteúdos para acessá-los mesmo que de forma off-line posteriormente. Como esses aplicativos costumam utilizar grande quantidade de dados móveis, essa é uma ótima opção de economia deles.

3.      Use somente o necessário

O controle quanto ao uso dos dados móveis também é importante, de forma que se deve usá-los tão somente quando necessário.

4.      Procure planos especiais para redes sociais

Não consegue largar das redes sociais? Pois saiba, então, que diversas operadoras de Telecom oferecem planos para dispositivos móveis especiais para o uso de redes sociais.

Assim, há, dentro dos dados móveis, aqueles que são destinados apenas às redes e não consumirão, portanto, dados destinados a outras conexões. Ainda, há algumas operadoras com planos em valores bem atrativos que oferecem o “uso de redes sociais ilimitado”, uma ótima opção, portanto, aos viciados nesses tipos de aplicativos.

5.      Ative a opção “reduzir o uso de dados”

Por fim, quando não for possível o uso de planos especiais para redes sociais, busque ativar a opção de “Reduzir o uso de dados” para os aplicativos que os oferecem, em especial para Facebook e Instagram, grandes vilões do consumo.

Com essas dicas você pode monitorar a quantidade de dados móveis gastos e garantir a conectividade do seu celular de modo pleno, utilizando-o quando realmente for necessário e garantindo a economia.

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *